sexta-feira, 14 de setembro de 2007

3 Lançamentos de Carro com o mesmo Posicionamento de Marketing

Fiat Punto, Ford Focus e Nissan Tiida, 3 carros do segmento hatch/ jovem/esportivo, lançaram suas campanhas com o mesmo posicionamento de marketing. São literalmente iguais.

Acho que as pesquisas de mercado das três empresas realmente estavam afinadas, pois um resultado tão semelhante como esse é difícil de se ver.

Todas as campanhas seguem o conceito: "Eu sou dono da minha vida". Elas buscam captar o jovem independente, que está se afirmando em sua liberdade e deseja fazer o seu próprio caminho.

No Fiat Punto o filme é o mais abstrato, o mais poético, mas o texto é "Você faz as coisas Acontecerem. Você no Comando"

No Ford Focus é "Nada dele é óbvio", fugindo do que a maioria faz, das vaquinhas de presépio, se todo mundo vai ali, "nós vamos no que dá vontade ou é mais bacana".

No Nissan Tiida "Quem dirige minha vida sou eu". A garota vai falando: "ninguém entendeu porque aos quinze anos ao invés de uma festa eu preferi uma viagem", entre outros exemplos.

Acho que faltou um pouco mais de ousadia de nossos amigos publicitários. A prova de que esse conceito "Eu sou mais eu" está batido é essa chata coincidência em 3 importantes lançamentos.
E praticamente simultâneos.

Veja os 3 filmes abaixo e confira você mesmo.

Fiat Punto




Ford Focus




Nissan Tiida


Um comentário:

Leandro Bravo disse...

Apesar das campanhas terem o mesmo apelo, o uso deles é diferente, como você mesmo citou.

E o legal de ver com essa visão que você colocou, foi que no punto, o público foi o masculino. No focus, era uma mulher que estava falando e no nissan, eram os dois.

Agora, dessas propagandas citadas, gostei muito da Ford. O mote "Você que tem uma cabeça diferente" foi muito bem usada e realmente faz com que associamos ao carro, que é também diferente dos comuns (sem ser esses lançamentos).

Bacana o post.