quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Algumas dicas e truques para Entrevistas de Emprego

Canso de ver matérias e reportagens sobre dicas para entrevistas, formatação de currículos, comportamento, como aumentar suas chances de conquistar um trabalho e tudo mais. Desse forma, resolvi colocar alguns post's no blog sobre esses assuntos, porém de uma forma mais "real word", menos assustadora e dogmática como nas reportagens.

O primeiro assunto que gostaria de tratar são as famigeradas entrevistas de emprego, tratadas pelos especialistas como verdadeiros martírios e provas de sobrevivência. A coisa não precisa ser tão feia desse jeito.

Deixo aqui alguns toques mais próximos da realidade:

1. Para iniciar, não tem jeito. Tire da sua cabeça essa cobrança de ser perfeito em suas primeiras entrevistas. Eu lembro das minhas primeiras. Foram horríveis. Isso é normal. Entrevista é aquela coisa que quanto mais você faz, melhor fica. Muitos dizem que não vale praticar, pois saiba que vale sim. Faça com um amigo, um parente, faça um teatrinho, várias e várias vezes, porém sem esquecer uma regra obrigatória: "decorar nunca". Você precisa se conhecer de verdade e não se decorar de verdade.

2. "Decorar Nunca". Em nada na vida, não somente no caso de entrevistas de empregos, devemos usar a decoreba. Decoreba é só para prova de Geografia, História, além dos milhares de afluentes do Rio Amazonas. Saiba o que você fala. Sinta-se à vontade com o assunto. Conheça, domine. Nunca decore. Nada de frases feitas. "Agregar Valor?" Isso é de vomitar.

3. Muitos especialistas dizem: "investigue a empresa na qual você está concorrendo à vaga, entre no site, saiba mais sobre ela". Ok, isso é lindo, legal. É bom mesmo. Mas de novo: não use a decoreba. Não queira impressionar o entrevistador comentando algo sobre o mercado dele, só por comentar. Ou você domina aquele assunto ou não. Fica muito visível quando o candidato faz um comentário forçado. Fora que você corre o risco de ser ainda mais questionado sobre esses conhecimentos. Não fale sobre o que não domina.

4. Leia. Livros, jornais, bulas, catálogos de supermercado, bilhetes de loteca, notas fiscais, receitas de bolo, leia, leia, leia, leia, leia, tudo que estiver ao seu alcance. Só assim você será um profissional que possui opinião e conteúdo sobre assuntos variados.

5. Não seja "Freak". Não confunda ser agradável com ser maluco. Não pense que possui intimidade com o entrevistador. Seja simpático, mas não chegue despejando no ouvido dele um monte de coisas, teorias e assuntos que você tem na vida. Ainda mais quando não estão ligados ao trabalho. Não chegue na entrevista narrando o seu incrível dia, problemas no trânsito, o gato doente, a roupa que foi estragada pela lavanderia, a sua briga com a Net e muito mais. Isso não o tornará íntimo do entrevistador. Seja light.

6. Sobre roupas, investigue, pergunte, não é feio. Nem toda situação pede terno. Você pode perguntar ao funcionário que está lhe contatando, o perfil da empresa, da vaga, do vestuário, explicando que não quer destoar do padrão da companhia. Outro dia, um amigo meu, que concorria a uma vaga de Diretor de Negócios, seguiu para uma entrevista de terno. Chegando lá, encontrou todos os diretores de bermuda e camiseta. Não ficou legal. Era uma companhia moderna de Tecnologia, com conceitos mais "pra frentex" no que dizia respeito às roupas. Investigue.

7. Não tenha medo de inovar. Diga o que você acredita, mas sempre bem embasado de conteúdo. Evite uma entrevista "Papai, mamãe". Se realmente tiver boas idéias, apresente, mas com coerência, sentido. As empresas querem pessoas capazes de criar, de inovar, pois sabem que isso é importante para o sucesso delas. Ninguém contrata cordeirinhos.

8. Em uma dinâmica de grupo tenha uma postura de liderança, mas positiva, de trabalho em equipe, agregadora, sempre ouvindo a todos, tentando trazer seu grupo focado e na melhor direção. Não queira ser o bonzão autoritário, nem a estrela do show. Nunca, nunca mesmo, diminua os outros participantes ou se coloque acima deles.

9. Não domine a entrevista. Essa é velha, mas vale pro mundo real. Realmente a entrevista deve ser uma troca de idéias equilibradas. Não procure o embate com o entrevistador, nem vencê-lo, pois não se trata de uma competição. Quando discordar, apresente a coisa suavemente como um novo ponto de vista, até mesmo deixando um questionamento no ar. Deixe o profissional conduzir a conversa. Você, como num talk show, é o entrevistado.

10. Chegar atrasado? Nem precisamos falar disso certo?

11. Seja honesto com suas intenções e objetivos. Não tente transparecer algo que você não é.

12. Se você possui objetivos bem definidos em sua vida, não esqueça de questionar ao entrevistador um pouco sobre a empresa - sua filosofia, no que ela acredita, objetivos, visão, cultura, entre outros pontos. Se você é uma pessoa muito inovadora, talvez não seja o mais adequado atuar em uma empresa muito tradicional. Vale a pena pensar nisso. Não é só a empresa que escolhe o funcionário. Você também precisa escolher bem a sua empresa.

13. Pelo amor de Deus, se lhe perguntarem um defeito: fuja do "Sou muito perfeccionista". Nada de falsos defeitos. Diga algo que você acha que precisa melhorar e já mostre o que está fazendo para isso.

14. Nada de meter o pau nas antigas empresas que trabalhou ou em colegas. Aliás, essa é uma regra vital do mercado de trabalho: evite falar mal dos outros (aprendi essa com o João Dória Júnior).

15. Saiba aguardar o resultado de uma entrevista. Não fique incomodando diariamente em busca de uma resposta. Não demonstre esse desespero.

16. Caso não seja aprovado, tente conseguir um feedback, para corrigir os seus erros.

17. Acredite, a negativa dói, diminui a nossa auto-estima, mas essa sensação é temporária. Sempre surge uma nova oportunidade que nos motiva novamente. Não deu certo? Respire fundo, levante a cabeça e continue na luta. A sua hora vai chegar.

2 comentários:

Anônimo disse...

postei como anônimo pq tô sem tempo de cadastrar. Gostei mt das dicas, mas ainda fiquei com uma dúvida: na parte de escolher um defeito, coisas do tipo, teimosia, centralizadora, valem?

Amélia

RONALDO SANCHES disse...

Olá Amélia, obrigado por ler o Liquidabiz. Qualquer tipo de defeito pode ser colocado. O importante é ser sincero com o entrevistador e não querer transformar uma qualidade em falso defeito. Mais importante ainda é colocar o que vc tem feito para corrigir esse problema.