terça-feira, 18 de setembro de 2007

Prepara-se. O mundo nunca mais será como antes.

Esqueça o mundo que você conhecia. Ele nunca mais será como antes.

Quarenta anos atrás, as mudanças sociais, comportamentais e tecnológicas aconteciam em uma cadência muito mais gradual. As transformações nas décadas de 60, 70, 80 e 90 seguiam um ritmo equilibrado, conduzido por uma mescla de receio, experimentação e tradicionalismo. No âmbito dos negócios isso produzia um ambiente mais estável e menos hostil às empresas.

Mudanças como a introdução da TV, a popularização do microondas, a utilização de CD's e DVD's, entre tantas outras que poderíamos citar, foram realizadas lentamente. As mudanças de comportamento e de mercado trafegavam no mesmo passo e as empresas determinavam os caminhos do consumo.

Atualmente, nada mais é assim. Com a globalização, a colaboração, a comunicação total e os altos recursos tecnológicos, os padrões de criatividade e inovação deixaram de seguir qualquer regra. O limite para o novo é praticamente a não existência de limites.

Em questão de semanas, uma pequena empresa de qualquer lugar do mundo pode inventar algo que mude todo o comportamento do planeta. As tendências e necessidades de consumo se modificam em poucos meses e são absorvidas com muito mais velocidade nos dias de hoje.

Empresas e produtos desaparecem em segundos
Em pouquíssimo tempo o mundo fez desaparecer as máquinas fotográficas convencionais e seus filmes do mercado. A Kodak saiu de uma posição de liderança para o ostracismo.

O mundo dos downloads em MP3 fez o mercado fonográfico diminuir em 70% suas vendas, obrigando que diversas gravadoras mudassem o seu foco de atuação. Empresas como Sony/BMG e Warner estão agora atuando como produtoras, empresariando artistas para poder encontrar alguma rentabilidade. A Apple, por outro lado, anteviu essas mudanças e mudou o jeito do mundo tratar e ouvir música criando o iPod.

A tecnologia VOIP reduziu em milhões os clientes das empresas de telefonia comum, mudando os conceitos de comunicação pessoal. Muitas empresas tradicionais de Telecom já estão passando dificuldades por isso.

A Motorola construiu todo seu planejamento estratégico para os próximos anos em cima de um produto, o Razr V3, que em poucos meses perdeu a atratividade para o Consumidor. Simplesmente porque o gosto do mercado mudou. Em meses. E a empresa ainda não sabe o que fazer.

Poderíamos ficar aqui listando mais exemplos para demonstrar o fenômeno de transformação que nosso mundo vive.

O mais importante disso tudo é aprender com essa nova conjuntura. É preciso vigiar 24 horas e trabalhar a cada dia em busca do novo. Não basta mais estar na crista da onda, é preciso antever a posição da próxima. Seguir tendências pode significar uma vaga de segundo lugar. Criá-las pode garantir a conquista da liderança.

Nada mais é permanente ou imutável. A Forma como trabalhamos, comemos, vivemos, nos divertimos, tudo pode mudar em minutos.
A sobrevivência no mundo dos negócios dependerá exclusivamente de quem perceber isso primeiro.

Nenhum comentário: