quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Garantias e Defeitos - A Visão deturpada do Consumidor Brasileiro

Vou ser o mais direto possível. O Brasileiro tem uma visão errada sobre a durabilidade e qualidade de seus produtos e também sobre seus direitos como consumidor. Temos em nossa alma, já entranhado, o conceito errôneo de aceitar um determinado nível de qualidade seja para produto ou serviço.
E a nossa complacência com garantia? As empresas conseguiram nos fazer aceitar isso cegamente. Ou seja, sua TV pifou, apresentou um defeito de fabricação, mas já está há um mês fora da garantia e você pensa: "Tá certo né, acabou a garantia, a coitadinha da empresa que fabricou a TV não tem culpa". É absurdo.

Parece que as empresas não precisam mais se responsabilizar pelo bom funcionamento de um produto. Só precisam que ele dure até o fim garantia e pronto. É isso? Não pode, certo?

Temos que exigir mais, cobrar as empresas, ir ao Procon, fazer denúncias.

Alguns anos atrás, estava com alguns amigos em casa, quando um deles olhou um tênis que estava na minha área de serviço. Este tênis estava com as solas descolando. Ele disse: "Ronaldo, você sabia que pode trocar esse tênis? Que isso é um defeito de fabricação?" Eu, nem imaginava. Por não ser um tênis tão novo, imaginei que aquele descolamento fosse normal, do uso. Ou seja, já estava enraizado na minha cabeça que aquilo era normal. Só porque o produto já tinha um certo uso eu estava aceitando a deformação. Fui na companhia fabricante, apresentei o tênis e ganhei outro novinho. Meu amigo tinha toda a razão.

Recentemente, o DVD Receiver do meu Home Theather da Phillips parou de ler os CD's e DVD's. Levei para análise em uma autorizada e me disseram que precisavam trocar o leitor de CD's. R$ 849,00 de custo, o preço de um Home Theather novo em apenas uma peça. Revoltante não? Como uma única peça pode custar o produto todo, e novo? Mesmo fora da garantia estou acionando a Phillips para obter uma solução, pois isso não pode ficar assim.

Sejam exigentes também. Não se intimidem pelo: "Ah! está fora da garantia, não podemos fazer nada". Exija que a empresa fabricante seja responsável por seu produto e se for mal atendido não compre mais dessa marca.

Nenhum comentário: