quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Telefonia - A Concorrência que nos faz bem

Finalmente o Brasil começa a caminhar para um cenário de real competição no mercado de telefonia, seja fixa ou móvel, afinal tudo está convergindo. O monopólio em que viviamos só nos prejudicava. Digo nós, consumidores, pois as empresas que dominavam esse mundo de exclusividade eram muito felizes e faziam rios de dinheiro.

Como era ruim viver em dependência de uma Telemar, de uma Telefônica. Agora, eles vão ser obrigados a nos tratar bem, a pensar no cliente. Parece até papo de louco não? Mas esse é o Brasil, um local onde uma empresa precisa ser forçada a tratar seus clientes como prioridade. Espero que em breve seja possível atingirmos os níveis de serviços e ofertas dos USA.
Tenho alguns amigos lá e também alguns parceiros de negócios que sempre me contaram sobre como o serviço de telefonia é competitivo no país. São muitas companhias se engalfinhando por mais conquista de mercado. Quem ganha com isso é o cliente, com ofertas e mais ofertas de vantagens e benefícios.

A instalação de uma linha fixa nos USA é feita em 24 horas. Meu amigo Marcos Paparelli, que mora em Bridgeport, Connecticut, me disse: "Ligou para os caras, eles estão aqui amanhã ou até no mesmo dia".

Celulares gratuitos? Isso é normal, em diversos modelos e sem a necessidade de assinar algum plano extorsivo de minutos. Quer ser nosso cliente, não importa em que faixa? Tá aqui um celular. E não são os celulares "podrões" que são distribuídos aqui. Meu amigo Marcos, por exemplo, ganhou um Smartphone da Nokia.

Tarifas promocionais é pouco nos USA. Existem várias faixas e dias específicos onde o custo de ligação é zero. Zero mesmo. E não pense que isso é oferecido apenas em horários inúteis, como da meia-noite às seis da manhã. Dependendo da ação Promocional isso pode valer por todo um fim de semana.

E falando de tarifas, eles possuim pacotes arrasadores. Daqueles de falar por uma eternidade e pagar centavos.

Enfim, tudo em função dessa coisa linda que se chama Concorrência. Como seria bom se o mercado de TV Fechada no Brasil também mudasse. Pois ser refém da Net e da TVA é uma coisa bem complicada. Só podemos comprar com eles. E os serviços... Humm... É melhor eu nem falar nada.

Nenhum comentário: