terça-feira, 2 de outubro de 2007

Porque precisamos tanto da Internet?

Ontem, novamente, a Net me deixou na mão. Parece que o Coronel Tuchenko é só propaganda. E o tal grito "Skavurska" é algo que eles fazem com os clientes, mas que não posso citar aqui.
Contudo, com essa nova exclusão digital de 24 horas, tive a idéia sobre o assunto desse post.

"Porque precisamos tanto de Internet nos dias de hoje?" E principalmente para trabalhar?

Vejam meu caso. O Vírtua caiu ontem às 18:00 e hoje de manhã quando acordei eu já parecia um viciado com síndrome de abstinência. Não sabia o que fazer, comecei a andar pela casa, li o jornal 3 vezes, comecei a ter coceira, passei mal. Deprê total. Fiquei ligando para central a cada 15 minutos, como aquele típico garoto no banco de trás perguntando incessantemente para seu pai: "já chegamos?"

Ok, muitos dizem que antes não tínhamos internet e tudo seguia normalmente. Mas essa é uma colocação de quem parece não possuir a menor intimidade com a web. Somente alguém que não tem acesso à internet pode dizer isso.

Um dos primeiros motivos para causar dependência e a capacidade de storage que a internet nos proporciona e com itens que nem sempre percebemos. Com a internet, paramos de trazer qualquer informação para nossos computadores. Por um simples motivo, sabemos que está lá, temos em nossos favoritos e consultamos quando queremos. Percebi isso hoje na pele. Precisei consultar diversas coisas, dados que poderia ter em minha máquina, mas nunca copiei por comodidade.

Outro item de dependência são os e-mails. Quase todos os documentos que precisamos enviar ou receber seguem por eles. Fax? Fax? De novo, Fax? What a hell is a fax? Como ficamos tão dependentes dos e-mails? Nem deu pra perceber. Para ser ter uma idéia, toda a programação da minha mudança (estou mudando de residência) foi afetada por ficar sem internet. Não consegui receber todos os orçamentos e fazer todas as pesquisas de preço e fornecedores que precisava. Afinal, quem ainda usa páginas amarelas?

Mais um item de dependência: o MSN. Que coisa horrível depender desse trequinho chamado MSN. Milhares de dúvidas, checagens, follow-ups, precisando ser acertados com diversas pessoas e sem o MSN. O que fazer? Ligar para todas? Nem pensar. Com o MSN conversamos com 15 pessoas de uma vez. Você cobra todo mundo que está lhe devendo alguma informação e recebe na hora. Como eu já disse em outro post, o MSN, quando usado para o trabalho é sensacional.

Eu poderia citar muito mais: skype, wikipédia, jornais, dicionários, guias, mapas, fóruns, portais de comparativos, leilões, lojas e o nosso maravilhoso, esplendoroso e "incrívilioso" Google. Ajoelhem-se perante ele.

Tudo isso mostra que somos escravos da Net. Mas escravos com razão, com sentido, com gosto. Tudo é mais fácil com ela, tudo é mais rápido. Somos mais eficientes, somos melhores profissionais graças a ajuda da rede. Temos informação como jamais tivemos em toda a nossa vida.

Vou parando por aqui. Preciso acender uma vela pro Coronel Tuchenko. Coronel, não deixe a minha internet cair mais.

2 comentários:

Leandro Bravo disse...

Mas faltou citar um grande problema que surgiu pra sanar outro. O excesso de informações.

Juro que não achava que isso ia ser um problema há alguns anos atrás, mas acho que hoje, é o mais complicado de se lidar.

RONALDO SANCHES disse...

Mas Leandro, sinceramente eu não acho isso um problema, ainda mais quando falamos de trabalho. Ter informação em excesso é sempre melhor. Temos que saber triar, consultar os sites e portais que permitem a melhor triagem de assuntos. Acho que a internet vai progredir cada vez mais nesse assunto, principalmente nos processos de seleção e filtragem de informação.