segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Uma arriscada mudança no mercado de trabalho

Segundo recente pesquisa da FGV nunca tivemos tantos profissionais de nível Júnior ocupando posições de alta responsabilidade em empresas. A pesquisa mostra que na década de 70, os funcionários de nível Júnior e Trainee ocupavam apenas 10% dos cargos e os de nível Sênior 40%. Hoje, essa relação se inverteu, com os Juniores ocupando quase 40% de posições e Seniores entre 5 e 10%.
A luta na redução de custos tem sido apontada como a grande responsável por essa mudança no mercado. As empresas precisam economizar e lutar por suas margens cada vez mais, o que torna impossível um quadro com profissionais mais preparados e por consequência com maiores salários.

Encontramos assim muitos Gerentes e Coordenadores na faixa de 23 a 28 anos, ainda não tão preparados e experientes para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Se por um lado esse cenário pode trazer algum risco para as empresas, o mesmo está propiciando mais oportunidades para consultorias na realização de trabalhos e contratos terceirizados.

Consultorias de menor porte estão oferecendo funcionários mais qualificados para uma atuação de forma pontual, com o objetivo de resolver as demandas das empresas ainda no campo do planejamento, da estratégia e da arquitetura. A execução, que é supervisionada, acaba ficando a cargo de equipes com profissionais plenos e juniores. Dessa forma torna-se possível a redução de custos sem a perda de qualidade em qualquer tipo de projeto.

Mesmo assim, confesso que estou assustado com o nível dos Gerentes que tenho encontrado por aí. Muito jovens, promissores, mas ainda sem bagagem. Com isso, erros simples e básicos são cometidos. E não se pode atribuir a eles essa culpa. As empresas sim, estas possuem a responsabilidade pela formação de seus quadros e seus desempenhos.

Nenhum comentário: