sábado, 29 de setembro de 2007

As sete previsões para o futuro da web 2.0

O Professor Carlos Nepomuceno, um estudioso de internet e tecnologia, tem levantando alguns pontos sobre o futuro da rede no mundo. Veja o que ele aponta como as 7 previsões para o futuro da web 2.0:

1 - Quem souber organizar as melhores comunidades em rede fará a diferença.

2 - As instituições funcionarão como enxames coletivos, conectadas em rede, para conseguir mudar a direção na velocidade que a sociedade plugada exigir.

3 - Não existirá mais conteudista (cacique - índio)! Quem colocará a maior parte do conteúdo será o usuário (índio - índio ou muitos para muitos).

4 - Quem organizará as comunidades serão os apicultores. O apicultor terá como missão, estimular, organizar, moderar as abelhas para gerar o mel coletivo, portanto, riqueza.

5 - Os portais e as intranets, em poucos anos, terão a cara muito parecida com o Orkut ou similares. Os blogs e as comunidades serão ambientes para troca de conhecimento nas empresas e fora delas.

6 - Os países se diferenciarão um dos outros pela capacidade da população se articular em rede. Tanto para aprender, discutir e decidir o seu destino.

7 - Os países incorporarão ao seu planejamento estratégico a criação de redes inteligentes entre seus cidadãos para competir no mundo plugado.

Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus), coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.

Nenhum comentário: