terça-feira, 9 de outubro de 2007

Faça Marketing sem fazer Marketing por fazer.

Uma das coisas mais perigosas para um profissional de marketing é o fazer marketing por fazer. As possibilidades são infinitas, os anseios são enormes, as causas justas e a vontade grande.

Tenho visto muito disso hoje em dia, principalmente em profissionais mais jovens. Eles têm a gana por vencer, o que os tornam lindos e fascinantes. Eles querem o campo de batalha com fervor, encantados pela luta, pelo som do metal. Todos esses diferenciais constroem um vencedor. São dignos de aplausos.

Mas há ainda um diferencial mais importante que distingue não apenas os vencedores dos perdedores no campo de batalha. É uma característica que separa quem vive e quem morre. Quem cai e quem permanece de pé. Quem será construído por força e quem será moldado por sabedoria: é a frieza.

O Marketing vencedor é feito de frieza e sabedoria. De calma e astúcia. De precisão cirúrgica. Como o dardo na mosca. Como a menor distância entre dois pontos. Como um simples círculo minimalista representando a forma perfeita.

Não faça Marketing por fazer. Não utilize todos os canais disponíveis, formas de promoção, tipos de tecnologia, recursos de design, apenas porque eles existem.

Não seja online, offline, mobile, e-commerce, e-marketing, viral, trade, personal, de relacionamento, de rede, de guerra, de branding, ou de qualquer outra coisa apenas porque eles existem.

Não use todas as roupas do seu poderoso armário. Saiba o momento de uma simples calça jeans com camiseta e de um lindo fraque inglês com gravata. Não use os dois de uma vez.

Para uma simples sede, muitas vezes precisamos de um simples copo d'água.

Não deixe de inovar. Não seja um conformista. Mas compreenda cada momento. Desvende o simples. Encontre o equilíbrio.

Não tenha medo dos outros. Não disfarce sua insegurança com uma rajada de atividades sem sentido. Faça seu plano de marketing com a mente e uma página aberta de Word, não com uma metralhadora de idéias vagas. Inspire. Expire.

Esse é o papel do verdadeiro líder de marketing. Do homem de planejamento que irá nos garantir a vitória e nos tirar com vida do meio da guerra.

Seja frio para fazer o que precisa ser feito. Vença. Apenas isso.

Nenhum comentário: