sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Estabilidade Econômica - Temos isso mesmo? Aonde isso vai dar?

Vivemos sob o Brasil da estabilidade, o Brasil sem inflação. O tempo em que os preços eram remarcados de um dia para o outro não existem mais. Os contra-cheques e holerites em "milhões de cruzeiros" são apenas documentos interessantes, cômicos, de um mundo de muito tempo atrás. Mas e essa estabilidade, ela existe mesmo?
Sinceramente não sei. Mesmo de pouquinho em pouquinho, vejo a inflação ir subindo a cada ano. Vejo produtos e serviços ficando mais caros. Lógico, bem gradualmente em alguns casos, mas subindo. E como diria Raimundo Nonato: "E o salário? ó"

Nossos rendimentos não acompanham esses levantes graduais, esses 5, 6, 7% ao ano. E somando 4, 5 anos, temos um bom montante de inflação. Para onde isso levará o Brasil em 10 anos?

Como conseguir uma compensação? Também não consigo ver uma solução, principalmente porque já desisti da tal reforma tributária. Teremos uma algum dia? Impostos em excesso, juros altíssimos, vivemos em um cenário de falso controle.

Alguém já viu no Brasil preço cair. depois de subir? Vi agora uma ordem aqui no Rio de Janeiro para a Light reduzir suas tarifas. Foram uns poucos 5% e alguma coisa, mas foram. Mas temos que lembrar: foi ordem da Aneel. Por livre e espontânea vontade nunca vi.

Acho que em 10, 15 anos esse balão de água vai estourar. Não digo que voltaremos para o salário representado em milhões, mas já imagino pagar 10 reais numa passagem de metrô daqui uns 15 anos. Não é estranho? Será que vamos ter novamente um corte de zeros? Que mico hein. Cortar zeros é muito mico, muito sinal de incompetência.

5 anos atrás, aluguei um apartamento de 1 quarto em Copacabana por 400 reais. Hoje não conseguiria por menos de 700. Foi um belo salto não? Quase o dobro.

Então cadê a estabilidade?

Nenhum comentário: