sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Nova Marca e Nome da Vale do Rio Doce

E já começo corrigindo: não existe mais Vale do Rio Doce, nem mesmo Companhia Vale do Rio Doce, a empresa agora será chamada apenas de "Vale". Isso porque sua pretensão é utilizar em tudo mundo um nome mais simplificado e de fácil pronuncia em diferentes línguas. Acho uma atitude correta e que segue a tendência mundial de nomes mais simplificados para empresas.

Já sobre a nova logomarca, gostei do logo que simboliza um V e ainda nos passa a idéia de um grande coração verde e amarelo. Mas (infelizmente tem um mas) não gostei do lettering. Achei que as letras não se harmonizaram bem com a marca. Principalmente pela força que se pretende dar ao nome Vale, acho que um lettering com mais design poderia ser trabalhado, ao invés de uma tipologia que mais se parece com fonte para texto de conteúdo.

Vejam as letras dos logos da Visa e da nova Varig. Possuem uma estilização, mas sem exagerar, o que garante leveza e sobriedade para as logomarcas.

Voltando a falar da Vale, a empresa gastará U$ 50 milhões para mudar todas as suas logomarcas no mundo, em 4 anos.

E pensando bem, no final o resultado foi positivo. A Vale continua caminhando e seguindo sua filosofia de modernização, qualidade e excelência.

Nenhum comentário: