domingo, 25 de novembro de 2007

Tem gente jogando dinheiro fora

Tem gente jogando dinheiro fora no mercado de Propaganda. E o pior: dinheiro do Cliente. Tenho ficado muito impressionado com algumas campanhas.

Não sobre a qualidade de produção, que no Brasil é uma das melhores do mundo, mas sim sobre os conceitos, argumentos de venda e principalmente sobre os posicionamentos de marketing. Tem campanha por aí que parece não ter compromisso com resultado, com atingir o seu público-alvo.

E digo isso com total tranquilidade, pois antes de ser publicitário sou consumidor. As vezes me pego assistindo a um comercial de produto em que eu sou target final e juro que não entendo. Pergunto para mim mesmo: "é isso que vai me levar a comprar esse produto?"

Cerveja por exemplo. Eu, Homem, 30 a 40 anos, absurdamente público-alvo. Não consigo entender algumas campanhas que chegam a desprezar nossa inteligência e bom senso. Não que propaganda de cerveja tenha que ser inteligente, mas acho que como qualquer outra ela precisa saber falar com seu público-alvo. Sem tratá-lo como um cara bobo e sem noção das coisas.

Mas como eu dizia, não é só no mundo da cerveja que isso acontece.

Caros clientes e empresas. Não caiam na armadilha da propaganda bem feita, bem filmada e produzida. Atentem para o conteúdo, para o perfeito posicionamento do seu produto. O consumidor está cada vez mais exigente e não compra por qualquer coisa e impulso. Ele pensa, analisa o que está chegando para ele.

Comunicação é venda, persuasão, é como uma cantada que pode colar ou não. E cantada é conquista. Analise se o seu produto está conseguindo atingir esse objetivo - Conquistar o consumidor.

Nenhum comentário: